Anéis

Produzidos com a mesma matéria-prima utilizada nos produtos OEM e com rigorosos processos de auditoria e consultoria especializada durante o processo de fabricação.

Encontrar no catálogo
Baixe o app +Aplicador
Catálogo de produtos e acesso a informações técnicas para mecânicos.
Disponível no Google Play
Baixar na App Store

Por que os anéis da Takao são melhores?

Camada em PVD

Revestimento cerâmico de nitreto de cromo que diminui o atrito entre as peças, reduzindo o desgaste do cilindro.

Figure

Linha diesel

Anéis de primeira canaleta trapezoidal específicos para motores a diesel, garantindo total segurança.

Figure

Os anéis Takao combinam precisão geométrica com materiais e coberturas avançadas, garantindo encaixe perfeito para motores leves e diesel. Oferecem desgaste reduzido, alta resistência a escoriações, baixo atrito e alta conformabilidade.

Nossos anéis de segmento atendem aos padrões de qualidade e às normas e especificações de fabricação (técnicas, dimensionais e metalúrgicas) exigidas pelas montadoras.

Materiais de suporte

Faça o download sempre que precisar:

Um suporte técnico de excelente qualidade, com os melhores especialistas de motor, à sua disposição de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Telefone e WhatsApp
0800-777-1817
Envie um e-mail
sac@takao.com.br

Guia de aplicação de anéis

1. Coloque o anel dentro do cilindro, a cerca de 30 mm da parte superior do bloco, de uma forma fácil e empurre-o com o pistão. Com um calibre de lâminas, verifique se a folga da entre pontas está dentro da especificação do fabricante.

Para a montagem dos anéis utilize sempre um alicate expander, para evitar abertura excessiva ou deformações. 

2. Os anéis devem ser montados um após o outro, começando pelo anel de óleo, segunda canaleta e, por último, primeira. 

A marca "TOP" ou qualquer outra identificação deve estar voltada para o topo do pistão.

3. O anel da primeira canaleta deve ficar com a entre pontas a 30º a partir do pino, o segundo a 120º a partir da entre pontas do primeiro e o terceiro a 120º do segundo anel.

4. Caso o anel de óleo seja composto por três peças (dois anéis e a mola), primeiro coloque a mola, depois o anel superior com as pontas 45º das pontas da mola e, por último, o anel inferior com as pontas 45º das pontas da mola, para o lado inverso das pontas do anel superior. Caso o anel de óleo seja composto por 2 peças (um anel e uma mola), montar primeiro a mola e deixar as pontas dos dois (mola e anel) viradas em 180º.

5. Mediar a folga entre anel e canaleta. Se a lâmina de 0,15 mm ou superior puder ser inserida entre o anel novo e a canaleta do pistão, penetrando mais de 1,5mm, o pistão está excessivamente gasto e deverá ser substituído.

6. Nas situações de simples troca de anéis, deve-se remover toda a borda de desgaste no colarinho do cilindro, para evitar quebra do novo anel.

Aplicativo Takao
Baixe o app +Aplicador
Disponível no Google Play
Baixar na App Store
Catálogo de produtos e acesso a informações técnicas para mecânicos.