Guia de aplicação de anéis
1. Coloque o anel dentro do cilindro, a cerca de 30 mm da parte superior do bloco, de uma forma fácil e empurre-o com o pistão. Com um calibre de lâminas, verifique se a folga da entre pontas está dentro da especificação do fabricante.
Para a montagem dos anéis utilize sempre um alicate expander, para evitar abertura excessiva ou deformações.
2. Os anéis devem ser montados um após o outro, começando pelo anel de óleo, segunda canaleta e, por último, primeira.
A marca "TOP" ou qualquer outra identificação deve estar voltada para o topo do pistão.
3. O anel da primeira canaleta deve ficar com a entre pontas a 30º a partir do pino, o segundo a 120º a partir da entre pontas do primeiro e o terceiro a 120º do segundo anel.
4. Caso o anel de óleo seja composto por três peças (dois anéis e a mola), primeiro coloque a mola, depois o anel superior com as pontas 45º das pontas da mola e, por último, o anel inferior com as pontas 45º das pontas da mola, para o lado inverso das pontas do anel superior. Caso o anel de óleo seja composto por 2 peças (um anel e uma mola), montar primeiro a mola e deixar as pontas dos dois (mola e anel) viradas em 180º.
5. Mediar a folga entre anel e canaleta. Se a lâmina de 0,15 mm ou superior puder ser inserida entre o anel novo e a canaleta do pistão, penetrando mais de 1,5mm, o pistão está excessivamente gasto e deverá ser substituído.
6. Nas situações de simples troca de anéis, deve-se remover toda a borda de desgaste no colarinho do cilindro, para evitar quebra do novo anel.